DestaqueNotícias

Prefeitura de Salvador isenta blocos de matriz africana e indígena de tributos e perdoa dívidas

A Prefeitura de Salvador vai perdoar dívidas e isentar tributos de entidades culturais e carnavalescas de matriz africana, indígena e de outros grupos culturais tradicionais sem fins lucrativos. A medida beneficia 106 entidades cadastradas e retira o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e as taxas de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e de Licença de Localização (TLL). O valor total dos débitos chega a R$ 1.190.996,03.

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Saltur) será responsável por encaminhar à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) a relação definitiva das entidades que atendem aos critérios estabelecidos pela norma. A partir dessa lista, a Sefaz dará início à aplicação automática dos benefícios. Em caso de dúvidas sobre enquadramento ou procedimentos, as entidades devem procurar a Saltur.

De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, a renovação da iniciativa reforça o compromisso da gestão com o diálogo permanente com o setor cultural.

“Esta ação vai muito além da área fiscal. É um gesto de reconhecimento do valor que esses grupos representam para a cultura soteropolitana. Eles mantêm viva a tradição dentro do Carnaval de Salvador. Ao aliviar essa dívida, garantimos que as cores dessas agremiações continuem a brilhar na folia momesca”, afirmou.

A iniciativa começou a ser aplicada em 2023 e atendeu a uma demanda antiga das entidades, que enfrentaram dificuldades para se manter ativas, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Além dos blocos afro e indígenas, a lei também contempla blocos de travestidos, samba, reggae, percussão e blocos infantis, desde que estejam legalmente constituídos como entidades associativas sem fins lucrativos.

Para a secretária municipal da Reparação (Semur), Isaura Genoveva Neta, a medida tem caráter de reparação e fortalecimento da cultura popular, com foco na preservação da cultura negra e no enfrentamento do racismo sistêmico.

“Ao promover a remissão e a isenção dessas dívidas, o poder público municipal não apenas viabiliza a regularização fiscal dessas entidades, mas também assegura a continuidade de manifestações culturais que são patrimônio imaterial, fomentam a economia local, geram emprego e renda e contribuem para a promoção da igualdade racial e do respeito à diversidade cultural”, destacou.

O post Prefeitura de Salvador isenta blocos de matriz africana e indígena de tributos e perdoa dívidas apareceu primeiro em Blog do Valente.


Fonte: Blog do Valente

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo