Óxido nítrico: o que é, para que serve (e onde encontrar)

Óxido nítrico é um gás natural produzido pelo corpo e que serve para relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, manter a saúde do coração e melhorar a resistência física, por exemplo.
O óxido nítrico facilita a passagem do sangue, ajduando também a melhorar a circulação, controlar a pressão arterial e promover a saúde dos músculos.
O corpo produz óxido nítrico principalmente a partir de nutrientes obtidos na alimentação, como os nitratos e a arginina. Alimentos como beterraba, rúcula e espinafre ajudam a aumentar a produção natural de óxido nítrico.

Para que serve
O óxido nítrico serve para:
- Relaxar e dilatar os vasos, melhorando a passagem do sangue e facilitando a chegada de oxigênio e nutrientes nos órgãos, músculos e tecidos;
- Ajudar na saúde do coração, diminuindo a pressão arterial e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, trombose e infarto;
- Melhorar a resistência física, tornando a contração muscular mais eficiente, melhorando a absorção de oxigênio e glicose pelos músculos e diminuindo a fadiga durante o exercício. Veja outras formas de melhorar o condicionamento físico;
- Contribuir para a aprendizagem e a memória, atuando como neurotransmissor e facilitando a comunicação entre os neurônios.
Além disso, o óxido nítrico também fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos.
Leia também: Como aumentar a imunidade: 10 dicas práticas
tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico
O óxido nítrico também auxilia na ovulação e na movimentação dos espermatozoides, além de desempenhar um papel importante na função erétil, pela sua ação vasodilatadora.
Óxido nítrico é um hormônio?
O óxido nítrico não é um hormônio, é uma molécula gasosa que atua como mensageiro químico, permitindo que células se comuniquem entre si.
Onde encontrar óxido nítrico
O óxido nítrico pode ser produzido pelo corpo a partir de:
1. Alimentos
O óxido nítrico é produzido pelo corpo principalmente a partir de nitratos, encontrados em alimentos como rúcula, espinafre, alface, agrião, beterraba e aipo, que são transformados em óxido nítrico no organismo.
O suco de beterraba é uma das formas mais eficazes para aumentar os níveis de nitrito no sangue, pois concentra altas doses em uma porção de cerca de 200 a 250 mL do suco. Conheça os benefícios do suco de beterraba e como fazer.
Além disso, alimentos ricos em arginina, como carnes magras, peixes, ovos, laticínios, nozes, feijão e lentilha, ajudam na produção de óxido nítrico, assim como a melancia, que contém citrulina e aumenta os níveis de arginina no corpo.
Leia também: 18 alimentos ricos em arginina
tuasaude.com/alimentos-ricos-em-arginina
Alimentos ricos em polifenóis, como chocolate amargo, laranja, frutas vermelhas, vinho tinto e azeite de oliva, contém compostos que facilitam a conversão de nitrito em óxido nítrico.
Consumir esses alimentos regularmente ajuda a aumentar de forma natural a produção de óxido nítrico no organismo.
2. Suplementos
Alguns suplementos que podem ajudar a aumentar a produção de óxido nítrico, são:
- Beterraba em pó, sendo indicado diluir entre 5 a 10 g em um copo de água, suco ou vitamina e tomar 1 vez ao dia. Entenda melhor como consumir a beterraba em pó;
- L‑arginina, geralmente encontrada em cápsula ou pó, com recomendação diária de cerca de 3 g, podendo ser dividida em duas ou três doses ao longo do dia. Saiba como tomar o suplemento arginina;
- L-citrulina, disponível na forma de comprimidos, cápsulas, em pó ou sachês, onde sua dosagem pode variar entre 3 a 6 g por dia, conforme os objetivos do uso.
Leia também: Citrulina: o que é, para que serve e como tomar
tuasaude.com/citrulina
Alguns suplementos combinam nitratos ou L-arginina com compostos antioxidantes, como extrato de cacau, vitamina C ou outros polifenóis. Essa combinação ajuda a proteger o nitrito da oxidação, facilitando sua conversão em óxido nítrico.
3. Estilo de vida saudável
Além de alguns alimentos, praticar exercícios aeróbicos e de resistência regularmente e manter um estilo de vida saudável, como sono adequado, baixo consumo de álcool e evitar o tabagismo, aumentam a atividade das enzimas que produzem o óxido nítrico no organismo.
Possíveis efeitos colaterais
Em geral, o aumento do óxido nítrico pela alimentação é seguro, mas doses elevadas, especialmente por meio de suplementos, podem causar efeitos colaterais como dor de cabeça, náuseas, diarreia e queda temporária da pressão arterial.
No caso de produtos à base de beterraba, é comum a urina ou as fezes ficarem avermelhadas, o que não representa risco à saúde.
Quem não deve usar
Pessoas com pressão baixa ou histórico recente de infarto ou doenças vasculares, devem consumir alimentos ou suplementos que aumentam o óxido nítrico de preferencia com a orientação de um médico. Isso porque a vasodilatação provocada por esse gás pode piorar essas condições.
Em situações de infecções graves, como sepse, o excesso de óxido nítrico também pode piorar a queda da pressão.
Os suplementos para aumentar o óxido nítrico não devem ser usado por mulheres grávidas ou amamentando ou por crianças. Nessas fases, é aconselhado estimular a produção de óxido nítrico apenas por meio de uma alimentação equilibrada, orientada pelo nutricionista.
Fonte: Tua Saúde
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.







