Saúde

Nutricionista: o que é, o que faz (e quando consultar)

O nutricionista é um profissional de saúde que faz a avaliação e o diagnóstico nutricional, recomenda planos alimentares e também pode prescrever suplementos alimentares e fitoterápicos, quando necessário.

Existem diferentes áreas onde o nutricionista pode atuar, como nutrição clínica, esportiva, nutrição materno-infantil, nutrição comportamental e alimentação coletiva, por exemplo.

Leia também: Alimentação saudável: o que é, benefícios e como fazer (com dicas)

tuasaude.com/alimentacao-e-saude

O nutricionista pode ser consultado em condições onde a pessoa precisar de orientações alimentares,  como alimentação inadequada, excesso de peso, antes e após cirurgias, doenças crônicas ou desnutrição, por exemplo.


Imagem ilustrativa número 1

O que faz o nutricionista

O nutricionista é um profissional de saúde que faz diversas atividades, como:

  • Avaliação nutricional;
  • Solicitação de exames laboratoriais;
  • Realização do diagnóstico nutricional;
  • Elaboração de planos alimentares;
  • Prescrição de suplementos nutricionais e fitoterápicos;
  • Inspeção de alimentos, na Vigilância Sanitária;
  • Supervisão da distribuição de dietas;
  • Gerenciamento da produção de refeições;
  • Otimização do desempenho e da recuperação de atletas e desportistas;
  • Gerenciamento de ações em programas de alimentação escolar e de segurança alimentar;
  • Desenvolvimento e controle da qualidade de produtos alimentícios;
  • Monitoramento de doenças transmitidas por alimentos e do estado nutricional da população.

O nutricionista é um profissional de saúde que tem o objetivo de apoiar a segurança alimentar e a atenção nutricional para promover, manter ou recuperar a saúde, e prevenir doenças em pessoas ou grupos.

Se desejar, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você, usando a ferramenta a seguir:

Diferença entre nutrólogo e nutricionista

O nutrólogo é um médico graduado em medicina e que fez residência ou curso de especialização em nutrologia. Este profissional diagnostica doenças, como obesidade e diabetes, prescreve remédios e solicita diversos exames médicos.

No Brasil, o nutrólogo não pode prescrever dietas, mas pode realizar orientações gerais sobre alimentação.

Leia também: Nutrólogo: o que é, o que faz (e quando consultar)

tuasaude.com/nutrologo

Já o nutricionista é um profissional de saúde graduado em nutrição, que avalia o estado nutricional e realiza a educação alimentar e nutricional, e o diagnóstico nutricional. Segundo a legislação brasileira, a prescrição de dietas é exclusividade do nutricionista.

Áreas de atuação

Algumas das possíveis áreas de atuação do nutricionista incluem:

1. Nutricionista esportivo

O nutricionista esportivo é o profissional especializado em aplicar a ciência da nutrição para melhorar o desempenho atlético, acelerar a recuperação e manter a saúde de pessoas que praticam atividades físicas.

Este especialista faz avaliações da composição corporal, elabora planos alimentares, recomenda estratégias de reposição de fluidos para evitar a desidratação e, quando necessário, prescreve o uso de suplementos alimentares.

Leia também: Suplementos alimentares: o que são, para que servem, tipos (e como tomar)

tuasaude.com/suplementos-alimentares

2. Nutricionista materno-infantil

O nutricionista materno-infantil é o profissional especializado no cuidado nutricional desde a gravidez e pós-parto até a infância e a adolescência.

Assim, este especialista pode promover o aleitamento materno, gerir o planejamento de fórmulas infantis e a qualidade do leite humano em bancos de leite, atender às mães de recém-nascidos internados.

O nutricionista materno-infantil também atua no diagnóstico nutricional e tratamento de condições de saúde em crianças.

3. Nutricionista comportamental

O nutricionista comportamental pode atuar, com uma equipe multidisciplinar, no tratamento de condições como obesidade, compulsão alimentar, anorexia e bulimia, por exemplo.

Este especialista mantém o foco na relação da pessoa com a comida e na mudança de hábitos, avaliando fatores como prazer, cultura, memórias afetivas, status social e religião, e não apenas a ingestão de nutrientes.

Assim, o nutricionista comportamental ajuda o paciente a identificar comportamentos disfuncionais e a entender como as emoções afetam as escolhas alimentares.

Leia também: Reeducação alimentar: o que é, como fazer e cardápio

tuasaude.com/emagrecer-com-reeducacao-alimentar

4. Nutricionista clínico

O nutricionista clínico é responsável pela assistência nutricional e dietoterápica voltada para a promoção, manutenção e recuperação da saúde de pessoas saudáveis ou doentes.

Este profissional pode atuar no diagnóstico nutricional, na prescrição de dietas, solicitação de exames e prescrição de suplementos ,quando necessário.

O nutricionista clínico pode atuar em hospitais, bancos de leite humano e lactários, consultórios, em lares de idosos, centros de diálise e na atenção domiciliar.

5. Nutricionista de alimentação coletiva

O nutricionista de alimentação coletiva, ou UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição), gerencia a produção de refeições para escolas, empresas, restaurantes, hospitais, sistemas prisionais e hotéis.

Este profissional planeja, organiza, dirige e supervisiona os serviços de alimentação, incluindo a compra de insumos, o controle de custos e a implementação de Manuais de Boas Práticas para garantir a segurança higiênico-sanitária.

O nutricionista de alimentação coletiva também elabora cardápios conforme as necessidades nutricionais, os hábitos regionais e culturais da população atendida.

Quando marcar consulta

É aconselhado marcar consulta com o nutricionista quando precisar de orientação sobre alimentação em situações como:

  • Alimentação inadequada;
  • Excesso de peso e obesidade;
  • Mudança de padrão alimentar;
  • Doenças crônicas;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Amamentação;
  • Introdução alimentar infantil;
  • Desnutrição ou perda de massa muscular;
  • Performance física;
  • Transtornos alimentares.

O nutricionista também pode ser consultado para ajudar na recuperação do estado nutricional durante internações no hospital e após cirurgias, como a bariátrica, por exemplo.

Dúvidas sobre o nutricionista

Algumas dúvidas sobre o nutricionista são:

1. Nutricionista é médico?

O nutricionista não é médico, pois não possui graduação em medicina, mas sim em nutrição.

Diferente do médico, o nutricionista atua na segurança alimentar, educação nutricional e atenção dietética

2. Nutricionista pode pedir exames?

Sim, o nutricionista pode pedir exames laboratoriais para realizar a avaliação nutricional, ajudar a calcular a dieta correta, verificar se a dieta está funcionando e monitorar a evolução da pessoa.

Os exames que o nutricionista pode pedir incluem hemograma completo, proteínas totais, colesterol total, triglicerídeos, glicemia, teste oral de tolerância à glicose e dosagem de vitaminas e minerais, por exemplo.

3. Nutricionista pode receitar Mounjaro ou Ozempic?

O nutricionista não pode receitar Mounjaro ou Ozempic, porque este profissional de saúde não tem conhecimento técnico e autorização para prescrever medicamentos.


Fonte: Tua Saúde

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo