Brasil

Neve não derrete e se transforma em hóspede indesejado em Nova York

Quase duas semanas após a nevasca que atingiu Nova York, as ruas da cidade ainda estão estão cobertas de gelo. Mas a neve branca e fofa, que rendeu belíssimas imagens há alguns dias, se transformou em pequenas montanhas de gelo sujas e inconvenientes.

Como é a praxe após fortes nevascas, a prefeitura mobilizou um enorme aparato para remover a neve das vias e das calçadas logo após a tempestade.

Mas o frio congelante não permitiu que a neve empurrada derretesse. Como resultado, montes de gelo escurecidos pelos resíduos das ruas agora fazem parte do cenário da cidade.

Desde a tempestade dos dias 24 e 25 de janeiro, a cidade tem enfrentado temperaturas negativas todos os dias, com máximas que não chegaram a ultrapassar 1ºC.

Leia mais

  • Nevasca histórica provoca mil colisões na Carolina do Norte, nos EUA

    Nevasca histórica provoca mil colisões na Carolina do Norte, nos EUA

  • Nova York registra 16 mortes durante a onda de frio, diz prefeito

    Nova York registra 16 mortes durante a onda de frio, diz prefeito

  • Clima extremo: Sobe número de mortos em NY e Flórida tem recorde de frio

    Clima extremo: Sobe número de mortos em NY e Flórida tem recorde de frio

O prefeito Zohran Mamdani afirmou na terça-feira (3) que as equipes do Departamento de Saneamento de Nova York (DSNY) já desobstruíram mais de 52 mil faixas de pedestres, mais de 11 mil hidrantes e mais de 17 mil pontos de ônibus.

As operações continuam 24 horas por dia. E já foram derretidos mais de 68 milhões de quilos de neve.

O frio implacável também deixou vítimas. No início da semana, Mamdani afirmou que mais duas pessoas foram encontradas mortas após permanecerem ao relento em condições extremamente frias, elevando para 16 o número de mortes por hipotermia desde a nevasca.

A neve chegou a 30 centímetros em alguns lugares. No Central Park, bateu os 29 centímetros, superando a marca anterior de 25 centímetros, estabelecida em 1905, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

Sem a contribuição da natureza para dar conta de tanto gelo, a prefeitura está tentando derreter a neve por conta própria. E para isso, voltou a usar uma máquina de derretimento de gelo que não era usada desde 2021.

Banheira de hidromassagem

Apelidada de “banheira de hidromassagem”, a Trecan Combustion 60-PD Snowmelter funciona como um forno gigante de derreter neve.

A neve é despejada em um tanque com água quente, rapidamente se transforma em líquido e é despejada em bueiros abertos. É uma alternativa mais rápida do que transportar a neve para fora da cidade, muito usada em aeroportos.

Enquanto o problema não se resolve, os nova-iorquinos se adaptam à nova realidade.

Botas de neve e calçados impermeáveis viraram o novo dress code. Só os mais ousados – ou desavisados – arriscam sapatos com solado liso, se equilibrando para não escorregar e cair.

Em locais onde a neve não foi removida ou apenas parcialmente retirada, pedestres têm que andar em fila indiana.

Os pontos de ônibus foram tomados pelo gelo, levando passageiros a esperar no meio da rua.

Aqueles que têm carro e não tomaram coragem para retirar a neve imediatamente após a nevasca, agora precisam fazer um esforço hercúleo para remover o gelo, que endureceu feito pedra.

E tudo indica que alguns preferiram partir para o transporte público, já que há carros ilhados pelo gelo em toda a parte.

O comentário geral entre os moradores da cidade, no transporte público, nos elevadores, nos mercados e bares é que o inverno de 2026 tem sido um dos mais rigorosos dos últimos anos, ainda que não tenha batido nenhum grande recorde oficial.

E o gelo, que insiste em não derreter, prova que o frio está particularmente incômodo neste ano.

Nevasca nos EUA: Telhado desaba sob peso da neve | CNN 360°

Nevasca nos EUA: Telhado desaba sob peso da neve | CNN 360°


Fonte: CNN Brasil

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo