
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou no fim da tarde desta quinta-feira (15) a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ao justificar a decisão, o ministro afirmou que o cumprimento da pena não pode ser tratado como “estadia hoteleira ou colônia de férias”, em referência a manifestações de familiares e aliados do ex-presidente.
Bolsonaro ficará preso em uma Sala de Estado Maior localizada no 19º Batalhão da Polícia Militar, área conhecida como Papudinha, dentro do Complexo da Papuda. A cela está inserida no sistema prisional do Distrito Federal.
Desde a prisão, em novembro de 2025, a defesa do ex-presidente apresentou sucessivos pedidos de melhorias na cela da Superintendência da Polícia Federal, onde ele estava custodiado até esta quinta-feira (15). Em dezembro, Bolsonaro foi internado por sete dias para realização de exames, cirurgia de hérnia na região da virilha e outros procedimentos médicos relacionados a uma crise persistente de soluços.
Ao longo do último mês e meio, os advogados também solicitaram repetidamente a substituição da pena por prisão domiciliar, alegando questões de saúde. Alexandre de Moraes determinou avaliações médicas e periciais da Polícia Federal e negou os pedidos.
Na decisão que autorizou a transferência, o ministro afirmou que há uma campanha promovida por familiares e aliados políticos do ex-presidente, com divulgação de notícias fraudulentas, com o objetivo de desqualificar e deslegitimar o Poder Judiciário.
Segundo Moraes, as críticas desconsideram que Bolsonaro cumpre a pena em condições excepcionais e privilegiadas, inexistentes para os demais 384.586 presos em regime fechado no país. De acordo com o ministro, o espaço possui sala exclusiva com o dobro do tamanho previsto na Lei de Execuções Penais, banheiro privativo, frigobar, televisão, ar-condicionado e autorização para entrega diária de alimentação caseira.
O ministro ressaltou que essas condições não transformam o cumprimento definitivo da pena em uma estadia hoteleira ou colônia de férias, como, segundo ele, demonstram manifestações que classificam a Sala de Estado Maior como “cativeiro”, reclamam do “tamanho das dependências”, do “banho de sol”, do “ar-condicionado”, do “horário de visitas”, questionam a “origem da comida” fornecida pela Polícia Federal e exigem a troca da “televisão por uma Smart TV”.
O Supremo Tribunal Federal divulgou um vídeo com o modelo da cela onde Bolsonaro está custodiado. O espaço tem 64 metros quadrados, sendo 10 metros de área externa e 54 metros internos, distribuídos entre quarto, sala, banheiro amplo, cozinha e lavanderia. A cela foi projetada para quatro pessoas, mas será utilizada exclusivamente pelo ex-presidente.
Na decisão, Alexandre de Moraes autorizou ainda:
- assistência médica particular e da penitenciária, 24 horas por dia;
- deslocamento para hospitais em caso de urgência;
- sessões de fisioterapia;
- entrega diária de alimentação especial;
- visitação semanal da esposa e dos filhos;
- assistência religiosa com pastores;
- instalação de grades de proteção e barras de apoio na cama.
O ministro também determinou que uma junta médica da Polícia Federal avalie o quadro clínico de Jair Bolsonaro e apresente, em até dez dias, parecer sobre eventuais novas necessidades para o cumprimento da pena e sobre a possibilidade de transferência para um hospital penitenciário.
O post Moraes ressalta que pena não é “estadia hoteleira ou colônia de férias” ao determinar transferência de Bolsonaro para a Papuda apareceu primeiro em Blog do Valente.
Fonte: Blog do Valente
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.







