Saúde

Flexão de joelho: o que é, para que serve (e como fazer)

A flexão de joelho é uma variação da flexão tradicional que se faz com os joelhos apoiados no chão. É indicado para desenvolver os músculos tríceps, peitorais e deltoides e aumentar a intensidade do treino de flexão, quando se deseja fazer mais repetições.

Embora o nome seja parecido, este exercício não deve ser confundido com a flexão de joelho com caneleira ou flexão de joelho com bola, que não são considerados tipos do exercício de flexão. Conheça os principais tipos de flexão.

A flexão de joelho é um exercício mais fácil que a flexão tradicional. No entanto, ainda assim é recomendado que seja feita inicialmente com a orientação de um profissional de educação física para se aprender o movimento correto e evitar lesões.

Veja como fazer a flexão de joelho no vídeo a seguir:

5 Tipos de FLEXÃO de Braço: Do Iniciante ao Avançado #TSfit

05:07 | 1.727 visualizações

Para que serve

A flexão de joelho é indicada para:

  • Ganhar força para fazer outros tipos de flexão, especialmente no caso de iniciantes;
  • Desenvolver músculos da parte superior do tórax, como tríceps, peitorais e deltoides, nos ombros;
  • Aumentar a intensidade do treino de flexão, podendo ser alternada com outras variações do exercício quando se deseja fazer mais repetições;
  • Aperfeiçoar a postura para realizar flexões, aprendendo a fazer o movimento corretamente.

Este tipo de flexão é especialmente indicado para pessoas que estão começando a fazer flexões de braço mas que ainda não conseguem fazer o exercício corretamente, devido ao seu condicionamento físico, por exemplo.

Leia também: Flexão de braço: benefícios, tipos (e como fazer)

tuasaude.com/flexao-de-braco

Como fazer flexão de joelho

O passo a passo para fazer a flexão de joelho é o seguinte:

  1. Ajoelhar no chão ou sobre um tapete de exercícios;
  2. Apoiar as mão no chão a uma distância aproximada a da largura dos ombros, com os dedos voltados para frente e cotovelos, para trás;
  3. Juntar os pés e joelhos;
  4. Colocar gradualmente o peso do corpo sobre os braços, posicionando os ombros imediatamente acima das mãos;
  5. Esticar os braços e manter o tronco alinhado com as pernas, formando uma linha reta com o corpo da cabeça aos joelhos;
  6. Dobrar os cotovelos, mantendo-os próximos ao tronco, para descer lentamente com o corpo;
  7. Descer com o corpo até que o peito fique próximo do chão; 
  8. Empurrar o chão com as mãos para elevar o corpo novamente até retornar à posição inicial;
  9. Repetir o movimento.

Ao fazer flexões de joelho, o abdome e os glúteos devem estar contraídos para evitar que o corpo fique curvado. Além disso, ao dobrar os cotovelos, é indicado manter os braços em um ângulo de aproximadamente 45º com o tronco para evitar a sobrecarga dos ombros.

Embora não seja um exercício difícil, é importante que as flexões de joelho sejam feitas inicialmente com a orientação de um profissional para sua realização correta e evitar lesões.

Variações da flexão de joelho

As principais variações da flexão de joelho são:

1. Flexão de joelho com toque no ombro

Nesta variação da flexão de joelho, quando se termina de elevar o corpo após realizar uma flexão, a pessoa tira uma das mãos do chão e toca o ombro do lado oposto. Ao fazer este movimento, está trabalhando ainda mais os ombros e músculos do abdome.

2. Flexão de joelho com 3 apoios

A flexão de joelho com 3 apoios é feita apoiando-se apenas um dos joelhos no chão, enquanto a outra perna permanece esticada para trás, durante a flexão.

É uma alternativa para exercitar ainda mais músculos estabilizadores, como os glúteos e abdominais, ao se fazer flexões.

3. Flexão diamante de joelho

A flexão de joelho também pode ser feita com as mãos próximas uma da outra, na mesma posição em que é feita a flexão diamante, para fortalecer especialmente o tríceps. Sabia o que é a flexão diamante e como fazer.


Fonte: Tua Saúde

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo