Destaque

Desconsideração a Ivana, presidente da Assembleia Legislativa, em pacote pró-Coronel já pode custar caro ao governo

Da forma delicada com que normalmente se comporta, sem elevar o tom, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, sinalizou, na solenidade de posse do conselheiro Gildásio Penedo na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na última terça-feira, que não vai assistir de camarote à discussão sobre a montagem da chapa com que Jerônimo Rodrigues (PT) pretende disputar a reeleição ao governo do Estado. Como chefe do Poder Legislativo e membro da base, ela não apenas tem o direito de influir nas discussões sobre o processo, como pode exercê-lo da maneira mais impertinente ou conveniente ao governo.

“O meu mandato termina em 1º de fevereiro de 2027. Tudo que é muito bem conversado, tudo que é muito bem acertado, não deixa sequela nenhuma. As coisas precisam ser conversadas, assim não cria problema nenhum. A minha intenção é ir para a reeleição. Essa é a minha intenção, ir para a reeleição à presidência da Assembleia. Mas as coisas vão evoluindo, sendo conversado não causa problema”, disse Ivana à repórter Carine Andrade, do site Política Livre, dando a entender que soube pela imprensa do plano do governo para evitar que, confirmada sua exclusão da chapa governista, o senador Angelo Coronel (PSD) apoie a candidatura de ACM Neto (União Brasil).

A ideia em curso prevê o suporte a Coronel para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, a escolha de seu filho Diego, hoje deputado federal, para a vice de Jerônimo, e o apoio a seu outro herdeiro, Angelo Filho, para conquistar a presidência da Assembleia. O problema é que o autor da proposta genial não lembrou de consultar Ivana e esqueceu, mais ainda, do seu poder para criar embaraços ao governo neste ano eleitoral, ao apresentá-la a Coronel a fim de tentar convencê-lo a permanecer do lado do governo, mesmo com a opção pela reeleição do senador Jaques Wagner em detrimento da do político do PSD na chapa de Jerônimo.

De fato, embora não tenha sido propriamente a primeira escolha do governo para comandar a Assembleia, Ivana tem se comportado de maneira impecável no comando do Poder, fazendo jus à fama de aliada responsável, fiel e correta. Não há projeto de Jerônimo, por mais polêmico que seja, como os sucessivos pedidos de autorização para empréstimos, que não passem na Casa com relativa facilidade, dados o empenho, a liderança e capacidade de articulação da deputada. Isso tudo, claro, pode mudar da água para o vinho, no caso de a articulação política do governador tratá-la com desconsideração, esquecendo-se do poder destrutivo da presidência do Legislativo.

E não há outra classificação para o que fizeram até agora com ela, ao lançarem o pacote de amarração de Coronel ao governo, incluindo nele uma posição que a parlamentar, com soberania, pode ou não disputar. Os sinais de descontentamento emitidos pela deputada, com toda a razão, são apenas mais um reflexo da quebra de um acordo pelo qual Wagner garantiu, em 2022, que não mais disputaria o cargo de senador, como forma de assegurar amplas condições para a eleição ao Senado do ministro Rui Costa (Casa Civil) este ano. Hoje, sua mudança de posição afeta não apenas o ministro como o próprio governador. A exclusão de Coronel e a justa indignação de Ivana são uma prova. Artigo do editor Raul Monteiro publicado na edição de hoje do Tribuna da Bahia.

O post Desconsideração a Ivana, presidente da Assembleia Legislativa, em pacote pró-Coronel já pode custar caro ao governo apareceu primeiro em INFOSAJ.


Fonte: INFOSAJ

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo