DestaqueNotícias

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia para tratar crises de soluço

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece em observação médica por pelo menos 48 horas após passar por uma nova cirurgia na tarde desta segunda-feira (29), no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento, finalizado por volta das 15h, teve como objetivo controlar crises persistentes de soluço por meio do bloqueio do nervo frênico esquerdo, responsável pelo funcionamento do diafragma.

No último sábado (27), Bolsonaro já havia sido submetido ao mesmo tipo de intervenção no lado direito. De acordo com a equipe médica, o estado de saúde do ex-presidente é estável e o período de observação é necessário para avaliar a eficácia do tratamento e possíveis intercorrências.

Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, uma nova endoscopia digestiva alta ainda está prevista e pode ser realizada entre esta terça (30) e quarta-feira (31). Caso não haja complicações, a expectativa é de que Bolsonaro receba alta até quinta-feira (1º).

O cardiologista Brasil Caiado explicou que os chamados soluços persistentes ou intratáveis são considerados raros e costumam estar associados a problemas do trato gastrointestinal e condições abdominais. O tratamento envolve controle alimentar, uso de medicamentos e, em casos específicos, a intervenção cirúrgica no nervo do diafragma.

Bolsonaro está internado desde o dia 24 de dezembro. Durante o período, também apresentou um episódio de pressão arterial elevada, que já foi controlado. No dia de Natal, ele passou por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal.

O post Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia para tratar crises de soluço apareceu primeiro em Voz da Bahia.


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo