Saúde

Hepatite alcoólica: o que é, sintomas e tratamentos

A hepatite alcoólica é a inflamação do fígado causada pelo uso prolongado e excessivo de bebidas alcoólicas, o que causa sintomas como dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite, por exemplo.

Embora possa se desenvolver gradualmente, algumas pessoas apresentam piora rápida, especialmente se surgirem sintomas como pele e dos olhos amarelos, e alterações significativas nos testes de função hepática.

Na suspeita de hepatite alcoólica, é aconselhado consultar o hepatologista ou gastroenterologista. Assim, o médico poderá identificar essa condição prontamente e indicar o tratamento, que pode incluir abstinência de álcool, o suporte nutricional, o uso de remédios ou o transplante de fígado, evitando complicações graves.


Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de hepatite alcoólica

Os principais sintomas de hepatite alcoólica são:

  • Dor ou sensibilidade no lado direito da barriga;
  • Pele e olhos amarelados (icterícia);
  • Febre;
  • Cansaço e fraqueza excessivos;
  • Náuseas e vômitos, que pode ter sangue;
  • Perda de apetite e peso sem causa aparente;
  • Aumento do fígado e do baço, que pode ser percebido através do aumento do volume abdominal.

A intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, mas a presença de amarelamento da pele e dos olhos, junto com alterações significativas nos testes de função hepática geralmente indica uma forma mais grave.

A doença hepática avançada também pode causar inchaço abdominal devido ao acúmulo de líquido, inchaço nas pernas, hematomas, sangramentos frequentes, varizes e palmas das mãos avermelhadas.

Leia também: Ascite: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/o-que-e-ascite

Em estágios mais graves, pode ocorrer confusão mental, sonolência, desorientação e sangramento gastrointestinal, que se manifesta como vômito com sangue ou fezes escuras. Esses sinais juntos geralmente indicam que o mau funcionamento do fígado ou aumento da pressão nas veias do fígado, exigindo avaliação médica urgente e acompanhamento por especialistas.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo hepatologista ou gastroenterologista, com base no histórico médico do paciente, exame físico e exames complementares.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames como testes de função hepática, enzimas hepáticas, hemograma completo e testes de coagulação, que ajudam a estimar a gravidade e detectar complicações.

Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo)

tuasaude.com/exames-para-o-figado

Exames de imagem, como ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada ou ressonância magnética, também podem ser solicitados para avaliar o fígado e procurar sinais de inflamação ou danos e outras causas dos sintomas.

Quando há dúvidas sobre o diagnóstico ou o tipo de lesão precisa ser confirmado, o médico pode considerar a realização de uma biópsia do fígado.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar a possibilidade de hepatite:

Possíveis causas

A hepatite alcoólica é causada pelo consumo excessivo de álcool, onde este e as suas substâncias formadas durante sua metabolização podem danificar as células hepáticas, provocando inflamação no fígado.

O consumo excessivo de álcool também pode deixar a barreira do intestino mais permeável, permitindo que algumas bactérias ou toxinas do intestino passem mais facilmente para a corrente sanguínea e cheguem ao fígado, aumentando a inflamação.

No entanto, nem todas as pessoas que bebem muito desenvolvem hepatite alcoólica. Isso porque fatores individuais também desempenham um papel, como a saúde geral, a dieta e a tolerância do organismo ao álcool.

Como é feito o tratamento

Os principais tratamentos para a hepatite alcoólica são:

1. Abstinência ao álcool

A abstinência completa de álcool é a base do tratamento e o fator mais importante para retardar a progressão dos danos no fígado.

Em pessoas com dependência de álcool, uma abordagem estruturada e supervisão médica podem ser necessárias devido ao risco de síndrome de abstinência e outras complicações.

2. Suporte nutricional

A desnutrição é comum na hepatite alcoólica e pode agravar a doença. Portanto, a equipe médica geralmente avalia o estado nutricional da pessoa e a quantidade de alimentos que ela consegue consumir para garantir a ingestão suficiente de energia e proteína e corrigir quaisquer deficiências.

Geralmente, a alimentação oral é priorizada e, quando insuficiente, suplementos nutricionais ou sondas de alimentação enteral podem ser usados.

Leia também: Dieta para hepatite: o que comer e o que evitar (com cardápio)

tuasaude.com/dieta-para-tratar-a-hepatite

3. Uso de medicamentos

Em alguns casos de hepatite alcoólica grave, o médico pode prescrever medicamentos específicos para ajudar a controlar a inflamação do fígado.

Os corticosteroides, como prednisolona, podem ser considerados quando a hepatite alcoólica é grave e não há contraindicações. Sua função é reduzir a inflamação do fígado e, em alguns casos, melhorar o prognóstico nas primeiras semanas.

Geralmente, o médico avalia a resposta ao tratamento após cerca de uma semana para decidir se deve continuá-lo ou interrompê-lo.

Outra opção que pode ser utilizada no hospital é a N-acetilcisteína, geralmente em conjunto com corticosteroides. Este remédio pode reduzir complicações precoces e melhorar o prognóstico no primeiro mês. No entanto, ainda são necessários mais estudos para confirmar em quais casos ela oferece o maior benefício.

Em todos os casos, esses medicamentos devem ser prescritos e monitorados pelo gastroenterologista ou hepatologista, pois exigem acompanhamento rigoroso e controle de possíveis complicações.

4. Transplante do fígado

Quando há insuficiência hepática avançada ou hepatite alcoólica grave que não melhora com o tratamento clínico, o médico pode recomendar um transplante de fígado.

Essa opção só é considerada para pessoas cuidadosamente selecionadas, após uma avaliação completa por uma equipe médica especializada.

Leia também: Transplante de fígado: quando é indicado e como feito e recuperação

tuasaude.com/transplante-de-figado


Fonte: Tua Saúde

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo