Funcho: o que é, para que serve, como fazer o chá (e contraindicações)

O funcho é uma planta medicinal que pode ser indicada para aliviar cólicas menstruais, melhorar a digestão, combater o excesso de gases e cólicas intestinais e infantis.
Esses benefícios se devem ao fato de o funcho (Foeniculum vulgare) conter taninos, alcaloides, saponinas e flavonoides, compostos bioativos que têm ação analgésica, antiespasmódica e digestivas.
As sementes de funcho podem ser usadas no preparo de bolos, biscoitos, sucos e saladas. Já a planta é mais utilizada em pratos com carne ou peixes. Além disso, o funcho também é muito usado na forma de chás, óleo essencial ou tinturas.

Flores de Funcho
Para que serve o funcho e benefícios
Os principais benefícios do funcho para saúde são:
1. Aliviar as cólicas menstruais
O funcho ajuda a aliviar as cólicas menstruais leves, porque tem ação analgésica e antiespasmódica, devido à presença de óleos essenciais e extratos, como o anetol, que inibem as contrações do músculo liso do útero.
Além disso, os compostos presentes no funcho também diminuem as prostaglandinas, que são mediadores inflamatórios que causam a contração dos vasos sanguíneos e músculos, causando dor.
Leia também: Cólica menstrual: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/colica-menstrual
2. Diminuir os sintomas da TPM
Pode auxiliar no alívio de sintomas da TPM moderada a leve, devido às suas propriedades estrogênicas, analgésicas e antiespasmódicas.
Isso porque o funcho ajuda a aliviar a ansiedade e a depressão durante o período pré-menstrual. Acredita-se que os compostos estrogênicos do funcho atuem no sistema nervoso central, modulando os receptores de GABA, um neurotransmissor que regula a ansiedade, promovendo um efeito ansiolítico e calmante.
Além disso, o funcho também ajuda a reduzir outros sintomas da TPM como dores de cabeça, fadiga e náuseas.
3. Amenizar cólicas intestinais e infantis
Por ter efeito antiespasmódico, o funcho é indicado para amenizar as cólicas intestinais em adultos, podendo ser indicado para complementar o tratamento de condições como síndrome do intestino irritável.
Além disso, o funcho também ajuda a reduzir a duração e intensidade das cólicas infantis.
4. Melhorar a digestão
O funcho melhora a digestão, podendo ser usado em casos de dispepsia, sensação de plenitude gástrica, inchaço abdominal e flatulência.
Isso acontece porque o funcho aumenta a secreção de ácido gástrico, facilitando a quebra dos alimentos e ajudar a aumentar a atividade de enzimas como a lipase pancreática e a amilase digestiva.
O funcho também apresenta efeito colerético e colecinético, aumentando o volume de secreção biliar e ajudando, assim, na digestão de gorduras.
5. Combater o excesso de gases
O funcho combate o excesso de gases e a distensão abdominal, porque os extratos dessa planta relaxam a musculatura lisa do intestino, permitindo que os gases presos sejam eliminados mais facilmente e aliviando a cólica associada.
Os óleos essenciais desta planta medicinal também ajudam a equilibrar a flora intestinal, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas que podem causar gases.
6. Ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas
Por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos e aumentar a excreção de água e sódio pelos rins, o funcho pode ajudar a controlar a pressão arterial.
O funcho também tem ação antioxidante, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total, triglicerídeos e LDL no sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardíacas.
7. Estimular a produção de leite materno
O funcho é muito conhecido na medicina tradicional como um bom estimulante do leite materno, pois alguns estudos indicam que o composto trans-anetol presente nesta planta pode induzir o aumento dos níveis de prolactina no sangue.
Além disso, o funcho também contém fitoestrógenos, como o anetol, que imitam a ação do estrogênio, promovendo o crescimento do tecido mamário e facilitando a secreção de leite. Veja outras dicas para aumentar a produção de leite materno.
8. Melhorar a ansiedade e o sono
Por interagir com os receptores de Gaba, inibindo a atividade cerebral excessiva e promovendo relaxamento, o funcho é usado na medicina popular para melhorar a ansiedade e o sono.
Leia também: 8 tratamentos para ansiedade (remédios, terapia e opções naturais)
tuasaude.com/tratamento-para-ansiedade
9. Combater a diarreia e a prisão de ventre
O funcho ajuda a combater a diarreia e a dor abdominal, porque combate bactérias patogênicas que normalmente causam infecções intestinais, como E. coli e Salmonella.
Essa planta medicinal também ajuda a tratar a prisão de ventre, pois pode diminuir o tempo de trânsito intestinal, fazendo com que o bolo alimentar e as fezes passem mais rápido pelo intestino, além de estimular os movimentos normais e esvaziamento do estômago.
Funcho e erva doce é a mesma coisa?
A erva doce e o funcho têm aparência semelhante e, dessa forma, são facilmente confundidos, sendo popularmente chamados de “erva-doce”. Porém, não são a mesma coisa e possuem diferentes compostos e propriedades.
A erva doce (Pimpinella anisum) é uma planta que tem as flores brancas, folhas largas e os frutos são arredondados e pequenos.
Leia também: Erva-doce: para que serve e como usar
tuasaude.com/erva-doce
Já o funcho (Foeniculum vulgare)tem as folhas mais finas, flores amarelas e suas sementes são mais alongadas e maiores que as da erva doce.
Como usar
As sementes do funcho podem ser usadas na forma de óleo essencial, tinturas, chás ou adicionadas à bolos ou tortas. Já as folhas de funcho e o caule podem ser usados na culinária para temperar a carne, peixes e saladas.
Algumas formas de usar a planta são:
1. Chá de funcho
O chá de funcho pode ser usado no alívio de cólicas, diarreia, má digestão, excesso de gases e ajudar a aumentar a produção de leite materno.
Ingredientes:
- 150 ml de água;
- 1 colher de chá (de 5 a 7 g) de sementes esmagadas ou folhas frescas de funcho.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver numa panela e, após desligar o fogo, acrescentar 1 colher de chá das sementes ou folhas de funcho.
Tampar, deixar repousar por 10 a 15 minutos, deixar amornar e beber uma vez ao dia, não ultrapassando a dose máxima diária de 7 g.
2. Semente de funcho
As sementes de funcho podem ser usadas inteiras ou moídas em bolos, pães, biscoitos e broas. Essa semente também é utilizada para temperar carnes e peixes.
Além disso, o bulbo e as folhas frescas de funcho também podem ser consumidos em saladas cruas, cozidos em sopas ou refogados.
3. Óleo essencial de funcho
O óleo essencial das sementes de funcho pode ser indicado para complementar tratamentos dermatológicos, auxiliando em drenagens linfáticas, na cicatrização de feridas e como calmante, na aromaterapia.
A recomendação quanto à quantidade do óleo e frequência varia de acordo com o objetivo, sendo geralmente indicado misturar algumas gotas de óleo essencial com um pouco de óleo vegetal, como coco, jojoba ou gérmen de trigo, e realizar massagens corporais.
4. Tintura de funcho
A tintura de funcho pode ser utilizada para auxiliar no combate ao excesso de gases, diarreia e má digestão.
Normalmente é indicada a tintura de funcho a 10%, tomada de 1 a 3 mL, diluída em 50 mL de água, de uma a três vezes ao dia.
Leia também: Como fazer tintura de ervas (em 10 passos)
tuasaude.com/como-fazer-tintura-com-plantas-medicinais
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais do funcho incluem alergias de pele, asma, dermatite de contato.
Essa planta também pode causar hiperpigmentação cutânea e, por isso, deve-se evitar forte exposição ao sol quando usar o funcho.
Quem não pode usar
O funcho é contraindicado durante a gravidez, pois pode aumentar as contrações do útero e causar abortos. Além disso, não deve ser consumido por pessoas com histórico de epilepsia.
O uso do funcho na forma de chás, óleo essencial ou tintura não deve ser feito por tempo prolongado.
Além disso, pessoas com alergia ao funcho ou a plantas da família Apiaceae, assim como pessoas com hiperestrogenismo e mulheres com fluxo menstrual elevado, também não devem usar o funcho.
Já a tintura de funcho não deve ser usada por mulheres grávidas e que amamentam, por alcoolistas e diabéticos.
Mulheres que estejam amamentando, bem como crianças, só devem usar o funcho somente com a indicação e orientação de um médico.
Fonte: Tua Saúde
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.







