Brasil

FMI: Previsões econômicas mostram resistência a choques no comércio global

As previsões econômicas do Fundo Monetário Internacional, que serão divulgadas na próxima semana, mostrarão a contínua ⁠resistência da economia global aos choques comerciais e um ‍crescimento “bastante forte”, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, à Reuters na quinta-feira (16).

Em uma entrevista durante visita a Kiev para discutir o empréstimo do FMI à Ucrânia, Georgieva sugeriu que o FMI pode novamente revisar suas previsões ligeiramente para cima, como fez o Banco Mundial nesta semana.

Em outubro, o FMI elevou sua previsão de crescimento do PIB global em 2025 para 3,2%, ante 3,0% em julho, uma vez que o impacto ​das tarifas dos Estados Unidos foi menor ⁠do que o temido inicialmente. O Fundo manteve sua perspectiva de crescimento global para 2026 ‌inalterada em 3,1%.

Leia Mais

  • Onde os EUA estão guardando os lucros do petróleo da Venezuela?

    Onde os EUA estão guardando os lucros do petróleo da Venezuela?

  • Participações estrangeiras do Tesouro dos EUA atingiram recorde

    Participações estrangeiras do Tesouro dos EUA atingiram recorde

  • Fundo Monetário Internacional elogia avanços econômicos na Argentina

    Fundo Monetário Internacional elogia avanços econômicos na Argentina

Perguntada sobre o que as previsões de janeiro mostrarão após a atualização de outubro, Georgieva disse: “Mais do mesmo – que a economia mundial é ⁠notavelmente resiliente, que o choque comercial não prejudicou o crescimento global, que os ‌riscos ‍estão mais inclinados para o lado negativo, mesmo que o desempenho agora seja bastante forte.”

O FMI divulgará a ‍atualização de seu relatório Perspectivas Econômicas Mundiais em 19 de janeiro.

Georgieva disse que os riscos estão concentrados nas tensões geopolíticas e nas rápidas mudanças tecnológicas. As coisas podem acabar bem, disse ela, mas a economia global também pode ⁠enfrentar dificuldades financeiras significativas se os enormes recursos que estão fluindo para a inteligência artificial não resultarem nos ganhos de produtividade prometidos.

“Estamos em um mundo mais imprevisível e, ainda assim, muitas empresas e autoridades operam como se o mundo não ‌tivesse mudado.”

Georgieva disse estar preocupada com o fato de muitos ​países não terem conseguido acumular reservas suficientes para lidar com qualquer novo choque que possa ocorrer.

Sem Lula, presidentes do Mercosul irão ao Paraguai assinar acordo com UE | MONEY NEWS

Sem Lula, presidentes do Mercosul irão ao Paraguai assinar acordo com UE | MONEY NEWS

O FMI tem atualmente 50 ⁠programas de empréstimo, um número alto para os padrões históricos, mas está se preparando para que mais países busquem recursos, disse ela.

A chefe do FMI disse que o desempenho econômico dos EUA tem sido “bastante impressionante”, apesar de uma série de tarifas impostas pelo presidente Donald Trump no ano passado a quase todos os países do mundo.

Ela disse que os níveis gerais de tarifas foram menores do que o inicialmente ameaçado, e os EUA representaram apenas cerca de 13% a 14% do comércio global. A maioria ⁠dos outros países também se absteve – pelo menos até o momento – de impor medidas retaliatórias, o que ajudou a limitar o impacto da onda de tarifas dos EUA.

No entanto, ela disse que a inflação e as ⁠condições macroeconômicas ainda podem piorar se o cenário comercial se deteriorar.

Fatores geopolíticos também estavam afetando as perspectivas e agora desempenham um papel mais significativo do que nos anos anteriores, disse Georgieva, que assumiu o cargo em outubro de 2019, poucos meses antes da pandemia da Covid-19 no início de 2020.

“Lamentavelmente, desde que assumi este cargo (em 2019), houve um choque após o outro, ​após o outro”, disse ela.

Entenda a história da Groenlândia e por que Trump quer a ilha


Fonte: CNN Brasil

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo