Saúde

Sela túrcica vazia: o que é, sintomas e causa (é grave?)

A sela túrcica vazia é uma condição em que a cavidade do crânio onde se localiza a hipófise, chamada sela turca, aparece parcial ou totalmente preenchida por líquido cefalorraquidiano, podendo causar compressão da glândula.

Em alguns casos, a sela túrcica vazia não causa sintomas e é descoberta em exames de rotina, mas quando aparecem alterações hormonais, dores de cabeça ou problemas de visão, recebe-se o nome de síndrome da sela túrcica vazia.

Quando há alterações hormonais, o endocrinologista pode recomendar a reposição hormonal, e em casos de raros, quando o líquido na sela turca causa pressão sobre a hipófise ou leva a problemas visuais, pode ser necessária cirurgia.


Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da sela túrcica vazia

Os sintomas mais comuns de sela turca vazia são:

  • Dores de cabeça frequentes ou persistentes;
  • Alterações na visão;
  • Sensação de cansaço ou falta de energia;
  • Alterações hormonais, que podem afetar crescimento, metabolismo ou funções sexuais.

No entanto, o funcionamento da glândula pode não ser afetado e não causar sintomas, isso porque a hipófise pode se encontrar fora do local habitual, e por isso manter sua estrutura e capacidade de produzir hormônios normalmente.

Isso acontece porque o líquido que preenche a sela turca pode empurrar a hipófise, deslocando-a de sua posição original dentro da cavidade, sem impedir seu funcionamento.

Síndrome da sela túrcica vazia

A síndrome da sela túrcica vazia ocorre quando o achado da sela turca preenchida por líquido leva ao aparecimento de sintomas ou alterações hormonais, recebendo então esse nome. 

Sela túrcica parcialmente vazia

A sela túrcica parcialmente vazia ocorre quando apenas uma parte da cavidade onde fica a hipófise está preenchida por líquido do cérebro, enquanto o restante da glândula permanece visível. 

Geralmente, não causa sintomas, mas em alguns casos pode haver pequenas alterações hormonais ou sintomas leves relacionados à pressão sobre a hipófise.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico normalmente é feito pelo endocrinologista ou neurologista, que avalia os sintomas. Entretanto, na maioria dos casos, a sela túrcica vazia é descoberta por acaso durante exames de imagem feitos por outros motivos.

Para uma avaliação marque consulta com o neurologista mais próximo da sua região:

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem, como a ressonância magnética, para observar a sela túrcica e a posição da hipófise. Veja como é feita a ressonância magnética.

Além disso, testes hormonais, como dosagem de cortisol, TSH, hormônios sexuais e prolactina, são indicados para verificar se a hipófise está funcionando corretamente, mesmo quando a sela aparece parcialmente ou totalmente preenchida por líquido.

Causa da sela túrcica vazia

Entre as principais causas de sela turca vazia estão:

  • Alterações no diafragma da sela turca, que é a membrana que cobre a cavidade onde fica a hipófise, e pode ocorrer sem uma causa aparente;
  • Radioterapia na região da hipófise;
  • Apoplexia hipofisária, quando a hipófise sofre um sangramento ou falta de irrigação sanguínea, causando inchaço ou deslocamento da glândula dentro da sela túrcica;
  • Lesões na cabeça, como traumas graves, quedas ou acidentes, que afetam a sela túrcica;
  • Tumores ou remoção de tumores, que deixam espaço na cavidade após a cirurgia.
     

Nessas situações, o líquido cefalorraquidiano pode ocupar a sela túrcica, pressionando ou deslocando a hipófise.

Como é feito o tratamento

O tratamento da sela túrcica vazia depende da presença e da gravidade dos sintomas, podendo incluir:

1. Reposição hormonal

Quando a função da hipófise está comprometida, o endocrinologista pode prescrever reposição hormonal específica, conforme a necessidade de cada pessoa. 

Isso pode incluir cortisol, hormônios da tireoide, hormônios sexuais ou hormônio do crescimento, ajudando a controlar os sintomas e manter o equilíbrio do organismo.

2. Cirurgia

Em casos raros, se houver pressão sobre a hipófise ou complicações como alterações visuais ou vazamento de líquido, pode ser indicada a cirurgia de reconstrução endoscópica da sela túrcica. 

O procedimento é geralmente realizado por neurocirurgiões especializados e visa reduzir a pressão ou reconstruir a sela túrcica, protegendo a função da glândula e aliviando sintomas.

Sela túrcica vazia é grave?

Na maioria dos casos, a sela túrcica vazia não é grave, pois frequentemente não apresenta sintomas e a hipófise pode funcionar normalmente.

No entanto, mesmo que o achado geralmente não seja grave, é importante acompanhar o funcionamento da hipófise e as alteração no organismo.


Fonte: Tua Saúde

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo