Saúde

Anasarca: o que é, sintomas, causas (e tratamento)

Anasarca significa edema grave e generalizado, ou seja, um acúmulo excessivo de líquido em praticamente todo o corpo, podendo atingir pernas, braços, face, abdômen e pulmão.

A anasarca pode ser causada por problemas de saúde como insuficiência cardíaca, doenças renais, problemas no fígado e doenças do sistema linfático, e pode provocar alteração no batimento cardíaco e diminuição da quantidade de urina.

O tratamento da anasarca é feito pelo clínico geral, nefrologista, hepatologista ou cardiologista, geralmente com o uso de diuréticos e a redução do consumo de sal na alimentação.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Ver a imagem nítida


Imagem ilustrativa número 1

Foto de anasarca nas pernas

Sintomas de anasarca

Os principais sintomas de anasarca são:

  • Inchaço generalizado do corpo;
  • Aumento rápido de peso;
  • Pele esticada ou brilhante;
  • Batimentos cardíacos elevados;
  • Diminuição da quantidade de urina;
  • Inchaço abdominal, chamado de ascite.

Ascite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Além disso, a anasarca pode causar dificuldade para abrir os olhos quando o inchaço é muito intenso no rosto, bem como dificuldade para caminhar, se movimentar ou levantar os braços.

Em casos mais graves, a pessoa também pode apresentar dor no peito e dificuldade para respirar, sendo necessário atendimento médico imediato, pois pode se tratar de edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Saiba mais o que é edema pulmonar e como tratar. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de anasarca é feito pelo clínico geral, nefrologista ou cardiologista através do exame físico, como a realização do sinal de Godet, ou sinal de cacifo, no qual se aplica pressão sobre a pele para observar a formação de uma depressão persistente, indicativa de edema.

Para uma avaliação, marque consulta com o nefrologista mais próximo de você:

O médico também avalia a pele nas áreas inchadas, observa a presença de veias dilatadas e investiga se o edema varia com a posição do corpo ou com o uso de medicamentos.

Exames laboratoriais e de imagem podem ser solicitados para identificar a causa, como análises de função renal e hepática, níveis de albumina, eletrólitos, exames de urina, ecocardiograma, ultrassonografia abdominal ou radiografias.

Causas da anasarca

As principais causas da anasarca são:

  • Insuficiência cardíaca ou congestão venosa hepática;
  • Insuficiência renal ou síndrome nefrótica;
  • Cirrose ou ascite maligna;
  • Trombose venosa profunda, obstrução venosa ou extravasamento capilar sistêmico;
  • Infecções, traumas e queimaduras graves;
  • Desnutrição grave ou deficiência de vitamina B1;
  • Efeito colateral de medicamentos, como anlodipino ou docetaxel.

A anasarca também pode ser causada por tumores e síndromes paraneoplásicas, como linfoma ou leucemia, assim como por reações alérgicas graves, como ocorre a anafilaxia. Conheça os sintomas da anafilaxia.

Anasarca pode matar?

A anasarca pode ser grave, mas geralmente não é a causa de morte. Porém, indica a presença de um problema de saúde sério subjacente, como insuficiência cardíaca, renal ou hepática, que pode levar a complicações fatais se não for tratado.

Como é feito o tratamento

O tratamento da anasarca deve ser orientado pelo médico de acordo com a condição de saúde que causou o edema. De forma geral, são indicados:

  • Diuréticos, como furosemida ou espironolactona, para ajudar a eliminar o excesso de líquidos. Veja os principais diuréticos indicados para desinchar;
  • Medidas de suporte, como elevação das pernas, meias de compressão ou dispositivos pneumáticos para melhorar a circulação. Saiba para que servem meias de compressão;
  • Cuidados com a pele, incluindo o uso de hidratantes, já que o edema pode causar lesões ou úlceras;
  • Redução do consumo de sal na alimentação. Entenda como diminuir o consumo de sal.

Dependendo da causa, o médico também pode prescrever anticoagulantes, anti-hipertensivos, antibióticos ou ajustar a administração de fluidos intravenosos, ​​como reduzir o volume de soro ou equilibrar eletrólitos.

Em casos graves, pode ser necessário administração cuidadosa de fluidos intravenosos e tratamento hospitalar, especialmente em situações de risco, como insuficiência respiratória ou edema pulmonar.


Fonte: Tua Saúde

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo