Nutrólogo: o que é, o que faz (e quando consultar)

O nutrólogo é um médico especialista em nutrologia, que faz o diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais e metabólicas, além de prescrever medicamentos e suplementos.
Além disso, o nutrólogo também pode solicitar e avaliar exames de diagnóstico, como exames laboratoriais, de imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia, e testes genéticos.
Leia também: Exames de imagem: 11 principais tipos e para que servem
tuasaude.com/exames-de-imagem
O nutrólogo pode ser consultado quando a pessoa precisar de diagnóstico e tratamento de condições de saúde como diabetes, obesidade, pressão alta, anorexia e bulimia, por exemplo.

O que faz o nutrólogo
O nutrólogo é um especialista que faz atividades como:
- Diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais e metabólicas, como bulimia, obesidade, anorexia, pressão alta, diabetes e colesterol alto;
- Prescrição de medicamentos e suplementos, para tratar deficiências nutricionais graves e doenças metabólicas;
- Solicitação e avaliação de exames, como exame de sangue, exames de imagem e testes genéticos;
- Identificação de erros alimentares, para tratar condições e prevenir que voltem a acontecer.
O nutrólogo é um especialista que atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças nutricionais e metabólicas.
Nutrólogo é médico?
Sim, o nutrólogo é um médico que precisa concluir a graduação em medicina e, em seguida, fazer um curso de pós-graduação ou residência em nutrologia.
Diferença de nutrólogo e nutricionista
O nutrólogo é um profissional de saúde que possui graduação em medicina e especialização ou residência em nutrologia. Este médico tem uma abordagem mais focada no diagnóstico e no tratamento médico de doenças.
O nutrólogo avalia o impacto dos nutrientes de forma abrangente, tratando condições clínicas graves como síndrome metabólica, doenças metabólicas, desnutrição e distúrbios alimentares graves, como anorexia e bulimia.
Já o nutricionista é um profissional de saúde que possui graduação em nutrição e que avalia o estado nutricional, atua na educação alimentar, prevenção de doenças e promoção da saúde, e prescreve dietas.
O nutricionista pode solicitar alguns exames laboratoriais, para ajudar no tratamento de doenças nutricionais e metabólicas. No entanto, este profissional não pode prescrever remédios ou solicitar exames mais complexos, como os de imagem, por exemplo.
Leia também: Nutricionista: o que é, o que faz (e quando consultar)
tuasaude.com/nutricionista
Quando procurar um nutrólogo
É aconselhado procurar um nutrólogo sempre que precisar de diagnóstico e tratamento de condições de saúde, como:
- Obesidade;
- Anorexia;
- Diabetes;
- Pressão alta;
- Colesterol alto;
- Desnutrição;
- Síndrome metabólica;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Alergias e intolerâncias alimentares.
Na presença de deficiências de vitaminas ou minerais que exigem prescrição de suplementos específicos ou medicamentos, o nutrólogo também deve ser procurado.
Nutrólogo passa dieta?
Embora o nutrólogo diagnostique deficiências ou doenças, indicando mudanças alimentares gerais e do estilo de vida, a prescrição de dietas adaptadas às necessidades de cada pessoa é função do nutricionista.
Isso porque o nutricionista avalia suas necessidades diárias, preferências e restrições alimentares para elaborar uma dieta personalizada, calculando as calorias e a proporção de nutrientes para o metabolismo e a rotina.
Exames solicitados pelo nutrólogo
O nutrólogo pode solicitar e avaliar diversos exames diagnósticos e clínicos, como exames de sangue, fezes e urina, ultrassonografia, raio-X, tomografia computadorizada e testes genéticos, por exemplo.
Leia também: 17 principais exames laboratoriais (de sangue, urina e fezes)
tuasaude.com/exames-laboratoriais
Os exames solicitados pelo nutrólogo ajudam a entender a saúde da pessoa como um todo e investigar problemas nutricionais e outras doenças.
Fonte: Tua Saúde
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.







