Com visita de Lula, Brasil quer ampliar acordo entre Mercosul e Índia

O governo Lula (PT) trabalha para dar andamento à ampliação do acordo de preferência tarifária entre Mercosul e Índia. O presidente chegou ao país nesta quarta-feira (18), no que integrantes do governo classificam como a maior missão de abertura de mercados da gestão petista na Ásia.
O acordo entre o Mercosul e a Índia é um ACP (Acordo de Comércio Preferencial), em vigor desde 2009, que oferece redução de tarifas – com preferências tarifárias de 10%, 20% ou 100% – para cada lado.
Entretanto, o principal entrave são as elevadas tarifas aplicadas pela Índia. Além disso, o país não incluiu quase nenhum produto do agronegócio no acordo de comércio preferencial que mantém com o Mercosul.
Leia Mais
-

Rússia e EUA não discutirão embargo petrolífero a Cuba, diz Kremlin
-

Merz: Alemanha buscará parcerias com China em meio às tarifas dos EUA
-

Suriname e Guiana avaliam possível interconexão de gás, diz Staatsolie
Atualmente, apenas 14% das exportações brasileiras para a Índia estão cobertas pelo acordo. A meta do governo brasileiro é negociar a inclusão de novos produtos, especialmente do agronegócio, negociar reduções tarifárias e buscar a retirada de barreiras comerciais.
A avaliação do governo brasileiro é que a Índia ainda é pouco explorada pelos exportadores nacionais. Além disso, a pauta exportadora do Brasil para Nova Délhi é pouco diversificada: óleos vegetais, açúcares, petróleo bruto e minério de ferro representam mais de 60% do total enviado.
Dessa forma, o Planalto vê margem para ampliar as vendas de produtos como óleos vegetais, algodão, feijões e pulses, etanol, genética bovina e frutas. Correndo por fora, estão carne de aves, pescado, café e suco de laranja.
Fonte: CNN Brasil
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.










