Eleições 2026: entenda a diferença entre votos em branco e nulos

No dia 4 de outubro, os brasileiros vão às urnas escolher deputados estaduais, federais, distritais (no caso do Distrito Federal), senadores, governadores, além do presidente da República.
No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e jovens de 16 e 17 anos. Apesar disso, o eleitor tem o direito de não escolher um candidato ao votar em branco ou anular seu voto.
Leia Mais
-

Minuta do TSE para 2026 reforça responsabilização de big techs e ignora IA
-

Entenda as regras para lançamento de candidaturas nas eleições de 2026
-

Saiba quais cargos estão em disputa nas Eleições 2026
A diferença entre votar em branco ou nulo é a maneira como se invalida o voto. O impacto no pleito é a diminuição da quantidade de votos válidos que um candidato precisa para ser eleito.
Ambos os votos são considerados inválidos, ou seja, não são contabilizados para eleger um candidato.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votos em branco e nulos servem apenas como “registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa”.
Voto branco
O voto em branco pode ser encontrado na urna eletrônica, na tecla “branco” e representa a insatisfação do eleitor com os candidatos apresentados.
Voto nulo
Já o voto nulo é tido como uma manifestação de protesto contra os candidatos do pleito. Ele pode ser contabilizado quando o eleitor aperta qualquer número que não representa um candidato, como “00”, por exemplo.
Fake news
Durante o ano eleitoral, é comum que notícias falsas se espalhem rapidamente entre os eleitores. A seguir, a CNN Brasil esclarece algumas dúvidas que surgem em todo ano eleitoral.
Diferentemente do que muitos possam acreditar, não é possível anular uma eleição com votos em branco ou nulo. Mesmo que mais da metade dos votos de um pleito sejam brancos ou nulos, a Justiça Eleitoral não os contabiliza para o resultado da eleição.
Assim, será recalculado o equivalente de votos mínimos para que a disputa seja vencida. De qualquer forma, o candidato que receber mais votos ganhará.
Votos em branco ou nulo não vão para o candidato que está à frente na disputa, nem para um partido político específico.
Em contrapartida, é possível registrar o “voto de legenda” na escolha de vereadores, deputados estaduais, federais ou distritais.
Essa modalidade permite que, ao teclar o número de um partido na urna eletrônica, o voto do eleitor seja encaminhado para a legenda de sua escolha, sem especificar um candidato.

CNN sai na frente e lança cobertura multiplataforma das Eleições 2026; assista #CNN360º
*Sob supervisão de Lucas Schroeder, da CNN Brasil, em São Paulo
Fonte: CNN Brasil
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.










