Governo da Bahia integra ações de segurança, cultura e cuidado na Festa do Senhor do Bonfim

A fé que move multidões e a tradição que atravessa séculos da Festa do Senhor do Bonfim ganham reforço com a estrutura pública montada pelo Governo da Bahia, por meio de secretarias e órgãos para a festa que será realizada nesta quinta-feira (15). Será realizado um conjunto integrado de ações nas áreas de segurança, cultura, turismo e direitos humanos, acompanhando todo o cortejo que sai da Basílica da Conceição da Praia, a partir das 8h, em direção à Colina Sagrada do Bonfim.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso do Estado com a celebração. “A Lavagem do Bonfim é um dos maiores símbolos da nossa cultura e da nossa fé. O Governo da Bahia trabalha para que essa manifestação aconteça com segurança, respeito e acolhimento, garantindo que baianos, baianas e visitantes vivam esse momento com tranquilidade e alegria”, afirmou.
Segurança integrada
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) executa a Operação Lavagem do Bonfim 2026, com o emprego de 2.087 policiais e bombeiros em ações preventivas ao longo de todo o percurso. A Polícia Civil atua com Delegacias Especiais de Área, policiamento velado, investigação em campo e abordagens táticas. A festa conta ainda com monitoramento em tempo real por meio de câmeras com reconhecimento facial e com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo 20 órgãos estaduais e municipais para decisões rápidas e articuladas. O Corpo de Bombeiros mantém quatro Postos de Comando (PCBOMs) e 14 Postos Elevados de Observação (PEOs), posicionados estrategicamente para resposta imediata a emergências.
Hidratação e cuidado com os fiéis
Pensando no bem-estar dos participantes, o Corpo de Bombeiros distribui cerca de 100 mil copos biodegradáveis de água tratada durante o cortejo, fornecidos pela Embasa. Cinco pontos de hidratação foram instalados em locais estratégicos: em frente ao Trapiche Barnabé, no Mercado do Peixe, no Corpo de Bombeiros da Calçada, no canteiro do Largo de Roma e na Igreja do Bonfim.
Cultura e ancestralidade no cortejo
O Governo da Bahia, por meio do Edital Ouro Negro, financia a participação de 11 blocos no cortejo da Lavagem do Bonfim. Desde 2008, o edital fortalece blocos de matrizes africanas (afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índio) valorizando a cultura negra e a ancestralidade. Na última edição, o programa bateu recorde, com 138 propostas contempladas e investimento de R$ 17 milhões.
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) também participa dos festejos com equipe volante distribuindo material informativo sobre identificação e combate à intolerância religiosa e racismo.
Turismo religioso que movimenta a Bahia
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) apoia as festividades da Novena do Senhor do Bonfim durante toda a programação religiosa. Na Lavagem, a Setur participa do cortejo com o bloco Agô Bonfim, reunindo representantes do trade turístico, parceiros e servidores para celebrar os resultados históricos do turismo baiano em 2025 e projetar novos avanços em 2026.
Na sexta-feira (16), às 19h, será realizada a Missa da Noite do Turismo e da Cultura, na Basílica do Bonfim, reconhecendo a força do turismo religioso no estado.
Direitos humanos e respeito em primeiro lugar
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promove a mobilização “Respeito é o nosso Direito”, envolvendo servidores e sociedade civil na conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes, o respeito às pessoas idosas, à população LGBTQIAPN+ e aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam nas festas populares.
Transmissão ao vivo para toda a Bahia
A partir das 10h30 desta quinta-feira (15), a TVE, emissora pública do Estado, transmite ao vivo a Lavagem do Senhor do Bonfim, direto das ruas. A cobertura mostra os detalhes do cortejo, a devoção dos fiéis ao Senhor do Bonfim e a Oxalá, além da chegada à Colina Sagrada e a tradicional lavagem das escadarias.
O post Governo da Bahia integra ações de segurança, cultura e cuidado na Festa do Senhor do Bonfim apareceu primeiro em Bahia Recôncavo.
Fonte: Bahia Recôncavo
Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.
Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.






