Saúde

14 opções saudáveis para substituir o açúcar

Algumas opções saudáveis para substituir o açúcar são mel, açúcar de coco, frutas como tâmara e uva passa, além de adoçantes como stevia e xilitol, que podem ser usados para adoçar sucos, iogurtes, bolos e biscoitos, por exemplo.

Substituir o açúcar pode ajudar no controle do peso, a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis e a reduzir o risco de cáries. Além disso, alguns desses substitutos contêm nutrientes que o açúcar comum não oferece.

No entanto, o uso do mel, açúcar de coco, xarope de bordo, açúcar mascavo e melado de cana, deve ser feito com moderação. Isso porque estas opções são açúcares que podem promover o ganho de peso e alterar os níveis de açúcar no sangue quando consumidos em excesso.


Imagem ilustrativa número 1

Algumas opções saudáveis e naturais para substituir o açúcar são:

1.  Tâmara

A tâmara é uma fruta naturalmente doce, tornando-se uma opção saudável para substituir o açúcar em receitas como bolos, vitaminas e sucos. Também pode ser adicionada picada ou triturada em mingaus, iogurtes e saladas.

Além disso, a tâmara é rica em fibras, vitaminas e minerais, que melhora o funcionamento do intestino, diminui o risco da  diabetes e ajuda a regular  o sistema imunológico. Conheça outros benefícios da tâmara e como consumir.

2. Uva passa

A uva passa é uma fruta desidratada, possuindo maior concentração de frutose maior do que a da uva fresca, sendo uma opção saudável para substituir o açúcar.

A uva passa também é rica em fibras que contribui para a saúde do intestino, além de ter um índice glicêmico médio, ou seja, aumenta moderadamente o açúcar no sangue.

3. Mel

O mel de abelha é um adoçante natural, rico em compostos bioativos, como flavonoides e ácidos fenólicos, que traz benefícios como ajudar a regular  o sistema imunológico, combater os radicais livres e manter a flora intestinal saudável. 

Além disso, o mel possui médio índice glicêmico, o que pode ajudar no controle do açúcar no sangue. Veja outros benefícios do mel.

Embora seja natural, o mel é um tipo de açúcar e, por isso, seu consumo diário deve ser moderado, sendo recomendado não ultrapassar 10% das calorias da dieta, que seria em torno de 50 gramas de mel por dia, em uma dieta de 2000 calorias, por exemplo.

4. Canela

A canela pode ser uma alternativa para substituir o açúcar. Embora não seja doce, seu sabor aromático pode ajudar a realçar a doçura natural dos alimentos, reduzindo a necessidade de açúcar adicionado.

A canela pode ser adicionada em iogurtes, frutas, cafés ou em receitas de bolos e sobremesas.

Além disso, a canela também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem melhorar a atividade e os níveis de insulina no sangue, ajudando no controle da diabetes.

5. Stevia

A stevia é um adoçante natural obtido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, podendo ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais na forma de pó ou líquido.

Por possuir a capacidade de adoçar entre 200 a 300 vezes mais que o açúcar, a stévia traz a vantagem de possuir poucas calorias e ser uma opção saudável para substituir o açúcar.

A stevia pode ser usada em preparações quentes ou frias, pois é estável em temperaturas elevadas, sendo fácil de utilizar em bolos, biscoitos ou doces. Conheça outros tipos de adoçante e como consumir no dia a dia.

6. Açúcar de coco

O açúcar de coco contém minerais como potássio, magnésio, zinco e ferro, vitaminas do complexo B, além de compostos bioativos, como polifenóis e flavonoides, que possuem ação antioxidante, contribuindo para a melhora da imunidade.

Além disso, o açúcar de coco apresenta um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar, pela presença de inulina na sua composição, que é uma fibra que evita picos de açúcar no sangue.

No entanto, deve ser usado com moderação, pois seu excesso pode trazer ganho de peso, já que é um tipo de açúcar e sua recomendação seria entre 25 a 50g por dia, em uma dieta de 2000 calorias, por exemplo.

7. Xilitol

O xilitol é um tipo de açúcar de álcool, obtido a partir de alimentos naturais como ameixa, morango e abóbora.

O xilitol é uma opção para substituir o açúcar, já que tem uma capacidade de adoçar parecida com a do açúcar comum, porém com menos calorias, apenas 8 calorias para cada colher de chá.

Leia também: Xilitol: o que é, para que serve e como usar

tuasaude.com/xilitol

8. Xarope de bordo

O xarope de bordo, também chamado xarope de ácer ou maple syrup, traz benefícios para a saúde devido ao seu elevado teor de antioxidantes e nutrientes como cálcio, potássio e zinco.

Além disso, o xarope de bordo tem um índice glicêmico mais baixo que o açúcar, o que significa que ele eleva o açúcar no sangue mais devagar, sendo uma opção mais saudável para adoçar.

No entanto, por conter calorias parecidas ou ligeiramente maiores que o açúcar, também deve ser consumido em pequenas quantidades.

9. Taumatina

A taumatina é um adoçante natural composto por proteínas, e por não conter carboidratos digeríveis, ela não eleva os níveis de açúcar no sangue, podendo ser uma opção saudável para substituir o açúcar  na dieta de pessoas com diabetes. Entenda melhor o que é taumatina e como usar.

O poder de adoçar da taumatina é de 2000 a 3000 vezes maior que o açúcar, por isso seu uso é feito em pequenas quantidades, o que adiciona poucas calorias à alimentação. Além de poder ser consumido por todas as pessoas.

A taumatina pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, na forma líquida ou em pó, sozinha ou junto com outros adoçantes, como a stevia. 

10. Geleia de fruta sem açúcar

Adicionar geleias de fruta sem açúcar, também chamadas 100% fruta, é outra opção natural para substituir o açúcar e adoçar alimentos e preparações como iogurtes, vitaminas e massas para bolos, tortas e biscoitos.

Nesse caso, o açúcar natural da fruta é concentrado na forma de geleia, o que aumenta o seu poder adoçante, além de dar sabor às preparações de acordo com o sabor da geleia. 

Para ter a certeza de que a geleia é 100% fruta, basta conferir a lista de ingredientes no rótulo do produto, que deve conter apenas a fruta, sem adição de açúcar.

11. Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é produzido a partir da cana-de-açúcar, mas, diferentemente do açúcar branco, não passa pelo processo de refinamento. Isso permite que conserve seus nutrientes naturais, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Apesar do açúcar mascavo ter mais nutrientes, possui as mesmas calorias que o açúcar branco, devendo ser consumido com moderação. Sua recomendação é no máximo 50 g ao dia, em uma dieta de 2000 calorias, por exemplo.

12. Melado de cana

O melado de cana é produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção da rapadura, formando um xarope escuro e com forte poder adoçante. 

Por não ser refinado, o melado de cana contém minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, sendo uma boa opção para substituir o açúcar simples

No entanto, assim como qualquer outro tipo de açúcar, o melado de cana também deve ser consumido em pequenas quantidades, já que em excesso aumenta o risco de obesidade, diabetes tipo 2, cáries e doenças cardíacas. 

13. Eritritol

O eritritol é uma opção saudável para substituir o açúcar simples, por ser um adoçante que contém apenas 0,2 calorias por grama e com cerca de 70% da capacidade de adoçar do açúcar.

Além disso, o eritritol não provoca cáries e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou de suplementos nutricionais, sendo vendido na forma de pó.

14. Tagatose

A tagatose é um tipo de açúcar natural encontrado em pequenas quantidades em alguns produtos lácteos, como leite e iogurte, e em frutas, como maçã e laranja, e possui quase o mesmo sabor doce que o açúcar comum.

Além disso, possui menos calorias e provoca um efeito muito menor sobre os níveis de açúcar e de insulina no sangue, podendo ser uma opção mais saudável para substituir o açúcar. 

Também é absorvida de forma limitada pelo organismo, fazendo com que grande parte seja fermentada no intestino, onde pode servir de alimento para bactérias benéficas da microbiota intestinal.

Geralmente, é encontrada em pó granulado e pode ser usada para adoçar bebidas como café, chá e sucos, além de ser utilizada no preparo de bolos, biscoitos e sobremesas, pois apresenta comportamento semelhante ao açúcar.

Assista ainda o vídeo seguinte e conheça o açúcar e os adoçantes artificiais:

AÇÚCAR OU ADOÇANTE? | Tati Comenta #17

03:01 | 37.590 visualizações


Fonte: Tua Saúde

Criação de Sites em Cruz das Almas – Bahia

Não importa o tamanho da sua empresa ou seu ramo de atuação. Qualquer atividade comercial precisa necessariamente do desenvolvimento de sites para estar presente na internet.

Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Novos Clientes
Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo